Banco Central projeta inflação acima da meta até 2027, com lenta desaceleração

Agência Brasil
Economia
Em 26 de Setembro de 2024 às 14:08
Edição de PEonline

Relatório do BC aponta que o IPCA deve permanecer acima do centro da meta até o primeiro trimestre de 2027, impactado por fatores econômicos internos e externos.

O Banco Central (BC) estima que a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficará acima do centro da meta de 3% pelo menos até o primeiro trimestre de 2027. As previsões foram divulgadas nesta quinta-feira (26) no Relatório Trimestral de Inflação (RTI). Segundo o BC, não haverá convergência da inflação para a meta até o horizonte relevante da política monetária, atualmente fixado para o início de 2026.

As projeções indicam que a inflação acumulada em quatro trimestres será de 3,5% até o primeiro trimestre de 2026, caindo gradualmente para 3,3% no final do mesmo ano, com uma leve desaceleração para 3,2% no início de 2027.

O BC atribui o aumento das projeções à atividade econômica mais forte do que o esperado, à depreciação cambial e ao aumento das expectativas inflacionárias. Esses fatores, somados à inércia inflacionária devido aos reajustes recentes, superaram os efeitos da queda nos preços do petróleo e do aumento dos juros.

O Banco Central destacou que o aumento da taxa Selic foi essencial para evitar uma elevação mais acentuada nas expectativas de inflação.

Recomendadas para você

Mais lidas

Eleições 2024
- Há 3 dias
Prazo para baixar ou atualizar e-Título termina neste sábado (5)
secretaria
- Há 4 dias
Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco divulga aumento expressivo nos casos de dengue em 2024
Eleições 2024
- Há 4 dias
Eleições 2024: Último dia de propaganda eleitoral no rádio e TV; candidatos intensificam mobilizações nas ruas
Futebol
- Há 3 dias
Itamar Schülle aposta na base para fortalecer o elenco do Santa Cruz em 2024